Blog Saudável

Açúcar ou Adoçante?

Fique atento na hora da escolha, não torne complexa a sua alimentação, é fácil ser saudável!!

A decisão cotidiana para as pessoas em dieta ou com restrição alimentar, a escolha pelo melhor tipo de açúcar a ser consumido pode ser ainda mais complexa quando avaliamos sua composição e indicações de uso. A opção deve ser bem avaliada para garantir a boa forma, mas, acima de tudo, não comprometer a saúde.

É importante entender que os adoçantes dietéticos são produzidos a partir de edulcorantes, substâncias naturais ou artificiais responsáveis pelo sabor doce, e possuem poder adoçante geralmente muito maior que o açúcar produzido a partir da cana-de-açúcar. A indicação de adoçantes é recomendada apenas para quem segue dietas especiais como as de restrição alimentar para portadores de diabetes ou para quem busca o emagrecimento. Para as pessoas que não têm essas preocupações, a ingestão do açúcar convencional é permitida, sendo necessário, contudo evitar exageros.

Os tipos de açúcar mais utilizados hoje são o refinado, o light, o cristal, o orgânico e o mascavo. Os melhores para utilização são o orgânico e o mascavo, pois não passam por processo de refinamento, mantendo assim mais vitaminas e sais minerais. O orgânico ainda tem uma vantagem sobre o mascavo por ser produzido sem aditivos químicos. Para quem precisa perder ou controlar o peso e não se adapta ao uso de adoçantes, existe a opção do açúcar light, uma mistura de açúcar refinado com adoçantes. Contudo, este deve ser evitado por diabéticos, pois possui sacarose em sua composição.

Em 2008, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) decidiu reduzir a quantidade máxima da sacarina e do ciclamato (adoçantes artificiais) em bebidas e alimentos. Após alguns estudos, mostrou-se o impacto negativo dos edulcorantes para a saúde humana. Segundo especialistas da Agência, a quantidade de sódio presente nessas duas substâncias também pesou na decisão. O uso da sacarina já é proibido no Canadá e o ciclamato, nos Estados Unidos. Embora não tenham sido realizadas pesquisas que comprovem esse risco para humanos, é recomendado que o consumidor restrinja a quantidade no consumo desses compostos. Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações.

Contudo, lembre-se que, se pudermos evitar adoçar as bebidas e alimentos, devemos fazê-lo , aproveitar o açúcar natural presente na fruta, por exemplo, ao consumi-la na forma de sucos ou in natura é a melhor opção. Pessoas que consomem leites com achocolatado devem evitar adoçar a bebida, pois o produto já contém açúcar em sua composição. Já quem utiliza adoçantes líquidos deve sempre contar as gotas.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

Frequento o Saporito desde que abriu e com certeza posso dizer que é o melhor restaurante de massa da cidade. Atendimento do chef de cozinha é excepcional, até decorou meu prato já. Tudo impecável, desde os ingredientes, limpeza, atendimento. Nota 10! ?

Parabéns e sucesso sempre! ?

Daniele Roedel

Sou cliente há muito tempo! AMO a comida e o atendimento!

Gabriella Palma

Todas as vezes que vamos jantar/almoçar no Saporito é excelente. A qualidade e o padrão são sempre top. Continuem assim.

Allan Tantsch

Excelentes produtos e excelente atendimento. Recomendo!

Ana Carolina Kroeff

Se não fosse pela minha dieta eu comeria saporito todos os dias, pois amo massas ?

Cleane Hermann Moser

Saporito é tudo de bom. Ingredientes fresquinhos e excelente atendimento.

Patricia Hofstaetter