Os alimentos podem contribuir para uma noite de sono mais tranquila. No entanto, o efeito contrário também pode ocorrer. E o que era para ser um sono perfeito pode virar uma noite em claro em que a insônia foi provocada por um prato de comida.
Os alimentos cuja digestão é mais lenta, e também os gordurosos ingeridos próximo ao horário de dormir, são um dos maiores inimigos de uma boa noite de sono. Carne vermelha e gordura são alguns dos exemplos que devem ser evitados, já que o organismo gastará energia para fazer a digestão e não para garantir o sono.
Outros alimentos que devem ser evitados são os estimulantes que contêm cafeína como chá mate, chá verde, café, refrigerantes, chocolates, castanhas, nozes e amendoim e também os carboidratos simples: massas, pães branco, guloseimas e etc.
Entre as opções que ajudam a relaxar, estão os alimentos ricos do aminoácido triptofano como leite, queijo magro e iogurtes.
Outros exemplos são: banana, uma das melhores fontes do aminoácido triptofano, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo. A canela que potencializa os efeitos benéficos. Além da couve, soja e grão de bico que são fontes de magnésio e trabalham no relaxamento muscular ajudando o corpo a deixar de lado as tensões do dia para se ter um bom sono. A alface também possui o aminoácido triptofano, que ajuda a relaxar e ter um sono mais tranquilo, e pode ser consumida in natura, na forma de chá ou até suco.
Para um dia cheio de energia e novidades, nada melhor que uma ótima noite de sono. Cuide-se!