Blog Saudável

Cuidado com o sal na alimentação

A hipertensão, conhecida popularmente como “pressão alta”, atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, e o excesso de sal na alimentação é uma das causas do problema.

 

A Sociedade Brasileira de Hipertensão afirma que o brasileiro tem consumido mais que o dobro da quantidade de sal recomendada diariamente pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Muito que provavelmente, uma média de 12 gramas de sal nas refeições, quando o recomendado são apenas 5 gramas. É um alerta importante a esse excesso de consumo.

 

O sal está relacionado ao desenvolvimento da hipertensão e as pessoas com a doença podem ter complicações, e aqueles que possuem histórico na família se tornam mais vulneráveis.

 

O sal é usado como conservante em boa parte dos alimentos consumidos diariamente, principalmente os industrializados e, por isso, é necessário verificar o teor de sal no rótulo de cada um desses produtos. Por exemplo: uma mistura para sopa instantânea de galinha e macarrão, contém 855mg de sódio, e um pacote de batata chips industrializada contém 607 mg de sódio.

 

O hipertenso deve ainda evitar alimentos ricos em gordura animal, comidas muito calóricas e bebidas alcoólicas. O ideal é dar preferência a alimentos frescos, verduras, pescados, aves, cereais, frutas, legumes e fibras, além de praticar exercícios físicos.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

Melhor casa de massas da cidade, pena que se localiza em um shopping.

Paulo Rebelo

Atendimento rápido, comida saborosa, pratos muito bons!

Joao Paulo Panato

Excelente atendimento, comida de ótima qualidade. Eu e meu esposo amamos!

Priscila

Um dos melhores lugares em Joinville para comer massas, a cidade precisa de mais lugares como este.

Larissa Kamers

Faz algum tempo que tento replicar a receita do molho bolonhesa do Saporito em casa, pois é tão bom que gostaria muito de conseguir fazer para a família toda no domingo. Melhor bolonhesa que já comi.

Rafael Wekerlin

Com frequência eu e algumas colegas de trabalho almoçamos no Saporito, é o nosso restaurante preferido e adoramos provar os pratos desse restaurante.

Nayara Valiatti