Blog Saudável

Cuidado com o sal na alimentação

A hipertensão, conhecida popularmente como “pressão alta”, atinge cerca de 30 milhões de brasileiros, e o excesso de sal na alimentação é uma das causas do problema.

 

A Sociedade Brasileira de Hipertensão afirma que o brasileiro tem consumido mais que o dobro da quantidade de sal recomendada diariamente pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Muito que provavelmente, uma média de 12 gramas de sal nas refeições, quando o recomendado são apenas 5 gramas. É um alerta importante a esse excesso de consumo.

 

O sal está relacionado ao desenvolvimento da hipertensão e as pessoas com a doença podem ter complicações, e aqueles que possuem histórico na família se tornam mais vulneráveis.

 

O sal é usado como conservante em boa parte dos alimentos consumidos diariamente, principalmente os industrializados e, por isso, é necessário verificar o teor de sal no rótulo de cada um desses produtos. Por exemplo: uma mistura para sopa instantânea de galinha e macarrão, contém 855mg de sódio, e um pacote de batata chips industrializada contém 607 mg de sódio.

 

O hipertenso deve ainda evitar alimentos ricos em gordura animal, comidas muito calóricas e bebidas alcoólicas. O ideal é dar preferência a alimentos frescos, verduras, pescados, aves, cereais, frutas, legumes e fibras, além de praticar exercícios físicos.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

Sou cliente há muito tempo! AMO a comida e o atendimento!

Gabriella Palma

Excelência em atendimento e ótima comida!

camila rodrigues

O melhor macarrão do mundo sou eu quem faço, na Saporito é claro!

Regina Gil Espinha

Melhor lugar para comer!!!

PAULO JOSIAS CONRAT

Tudo muito gostoso!
O atendimento também faz ficar melhor, já que sempre que vou até aí, sou bem atendida.

Maria Eduarda da Rocha

Culinária nota 1.000. Sem contar o atendimento. Sou um frequentador do Saporito, localizado no Shopping Mueller e sempre faço indicações. Outra nota, variedades de ingredientes. Foi o que realmente me chamou a atenção. Fazem o gosto do cliente. Estão de parabéns!

Eduardo Jacobe