Blog Saudável

Diferença entre Probióticos, Prebióticos e Simbiótico

Entenda melhor!

Probióticos

Os chamados probióticos são microorganismos vivos da nossa flora intestinal normal, ou seja, são as bactérias presentes normalmente no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bactérias que possam nos fazer mal. Os objetivos dos alimentos enriquecidos com probióticos são auxiliar na proliferação dessas bactérias para regular o trânsito intestinal e nos proteger de possíveis infecções. Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos.

 

Prebióticos

Os prebióticos são fibras não digeríveis, mas que fermentam em nossos intestino e estimulam o crescimento das bactérias probióticas. Além de melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infecções, os prebióticos também podem diminuir a absorção de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol total e aumentar a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio. As fibras prebióticas mais comuns são:

– a inulina, encontrada no almeirão, chicória, trigo, cebola, alho e alho poró;

– a pectina, encontrada em frutas cítricas, maçãs, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha;

– e os chamados Frutooligossácarideos (FOS). Esses só podem ser encontrados em quantidades significativas se manipulados.

 

Simbióticos

O termo simbiótico é dado a produtos que associam os prebióticos com os probióticos a fim de intensificar os efeitos dos dois componentes. Lembre-se, os pre e probióticos também podem ser utilizados em casos de desconforto intestinal e em tratamentos com antibióticos para manter o intestino do indivíduo saudável. O uso dessas substâncias devem sempre estar associadas a uma alimentação saudável. Para a saúde do intestino devemos consumir uma dieta rica em fibras, portanto sempre como muitas frutas, verduras, grãos integrais, aveias. Lembre-se: exercícios físicos regulares também auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

Todos os pratos do Saporito são perfeitos, servem a todos os gostos e paladares!

Neise Nascimento

Saporito é o melhor! Sempre apreciamos as massas e não tem comparação. Há muitos anos não trocamos por nada!

Marcos De Souza

Saporito é gostoso porque podemos escolher dentre algumas opções os ingredientes que queremos em nosso prato. Alguns tipos de massas, molhos, temperos que torna o prato saboroso! Funcionários simpáticos e prestativos! E para quem gosta de um grelhado também tem... Enfim vale a pena provar!

Marcia Linna

Vou ao Saporito toda semana simplesmente pelo ótimo atendimento e pela excelente comida. Parabéns, continuem assim.

André Luis de Quadros

Amo massas e poder montar o meu próprio sabor é a melhor parte!

TAISE RIBEIRO

Amooo o Saporito! Poder escolher a massa e os ingredientes de que mais gosto, não tem preço! Acho que deveria ter um Saporito tipo um McDonalds em uma esquina na beira da rua rsrsrs

Joisse Farias de Medeiros