Blog Saudável

Diferença entre Probióticos, Prebióticos e Simbiótico

Entenda melhor!

Probióticos

Os chamados probióticos são microorganismos vivos da nossa flora intestinal normal, ou seja, são as bactérias presentes normalmente no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bactérias que possam nos fazer mal. Os objetivos dos alimentos enriquecidos com probióticos são auxiliar na proliferação dessas bactérias para regular o trânsito intestinal e nos proteger de possíveis infecções. Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos.

 

Prebióticos

Os prebióticos são fibras não digeríveis, mas que fermentam em nossos intestino e estimulam o crescimento das bactérias probióticas. Além de melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infecções, os prebióticos também podem diminuir a absorção de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol total e aumentar a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio. As fibras prebióticas mais comuns são:

– a inulina, encontrada no almeirão, chicória, trigo, cebola, alho e alho poró;

– a pectina, encontrada em frutas cítricas, maçãs, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha;

– e os chamados Frutooligossácarideos (FOS). Esses só podem ser encontrados em quantidades significativas se manipulados.

 

Simbióticos

O termo simbiótico é dado a produtos que associam os prebióticos com os probióticos a fim de intensificar os efeitos dos dois componentes. Lembre-se, os pre e probióticos também podem ser utilizados em casos de desconforto intestinal e em tratamentos com antibióticos para manter o intestino do indivíduo saudável. O uso dessas substâncias devem sempre estar associadas a uma alimentação saudável. Para a saúde do intestino devemos consumir uma dieta rica em fibras, portanto sempre como muitas frutas, verduras, grãos integrais, aveias. Lembre-se: exercícios físicos regulares também auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

O amor pelo Saporito já vem da família!

Amanda Pereira

Ótima experiência, bom atendimento, tanto do cozinheiro quanto da caixa, ambiente muito limpo e organizado. Poderia ter opções de pratos prontos e mais acessíveis.

Alexsandro Dubinski

Melhor casa de massas da cidade, pena que se localiza em um shopping.

Paulo Rebelo

O melhor macarrão que já comi!

Brunno Felipe

Almoçar no Saporito é muito bom! Todo dia você pode comer um prato do seu gosto. Não é simplesmente escolher um prato no cardápio e esperá-lo ser feito, você faz parte do processo todo escolhendo ingrediente a ingrediente pra deixá-lo do sabor que você quer. É por isso não troco por nada! :)

Rafael Mendes Holz

Culinária nota 1.000. Sem contar o atendimento. Sou um frequentador do Saporito, localizado no Shopping Mueller e sempre faço indicações. Outra nota, variedades de ingredientes. Foi o que realmente me chamou a atenção. Fazem o gosto do cliente. Estão de parabéns!

Eduardo Jacobe