Blog Saudável

Diferença entre Probióticos, Prebióticos e Simbiótico

Entenda melhor!

Probióticos

Os chamados probióticos são microorganismos vivos da nossa flora intestinal normal, ou seja, são as bactérias presentes normalmente no nosso intestino, com a função de auxiliar o funcionamento do intestino e nos proteger de bactérias que possam nos fazer mal. Os objetivos dos alimentos enriquecidos com probióticos são auxiliar na proliferação dessas bactérias para regular o trânsito intestinal e nos proteger de possíveis infecções. Os probióticos são muito usados em iogurtes e leites fermentados, os mais conhecidos são os chamados Lactobacilos.

 

Prebióticos

Os prebióticos são fibras não digeríveis, mas que fermentam em nossos intestino e estimulam o crescimento das bactérias probióticas. Além de melhorar o funcionamento do intestino e diminuir os riscos de infecções, os prebióticos também podem diminuir a absorção de gorduras pelo intestino, diminuindo assim o colesterol total e aumentar a absorção de minerais como cálcio, ferro, zinco e magnésio. As fibras prebióticas mais comuns são:

– a inulina, encontrada no almeirão, chicória, trigo, cebola, alho e alho poró;

– a pectina, encontrada em frutas cítricas, maçãs, cenoura, farelo de aveia, soja, lentilha e ervilha;

– e os chamados Frutooligossácarideos (FOS). Esses só podem ser encontrados em quantidades significativas se manipulados.

 

Simbióticos

O termo simbiótico é dado a produtos que associam os prebióticos com os probióticos a fim de intensificar os efeitos dos dois componentes. Lembre-se, os pre e probióticos também podem ser utilizados em casos de desconforto intestinal e em tratamentos com antibióticos para manter o intestino do indivíduo saudável. O uso dessas substâncias devem sempre estar associadas a uma alimentação saudável. Para a saúde do intestino devemos consumir uma dieta rica em fibras, portanto sempre como muitas frutas, verduras, grãos integrais, aveias. Lembre-se: exercícios físicos regulares também auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

Eu adoro o Saporito! É meu restaurante favorito! As combinações de massas e sabores são maravilhosas! Amo muito!

Bruna Fernandes de Medeiros

Nossa, comi hoje uma salada muito gostosa e bem fresquinha. O atendimento também é excelente! Adorei comer no Saporito, vou ser cliente fiel a partir de hoje.

Idana Linhares

Comida muito saborosa e sempre fresca. Uma ótima opção de janta ou almoço. Adoro os pratos!

Bruna Veloso

É muito bom comer no Saporito! Você come um vez e sempre quer comer. É viciante, muito bom mesmo, amo comer no Saporito!

Naiara Cristina

Sem duvidas, os pratos feitos pelos chefs são de uma qualidade excepcional!

Sem duvidas, um dos melhores lugares para saborear uma boa massa!

Maria Lima

Produto único, de ótima qualidade e com sabor incomparável. Nós amamos!

Daiane Gonçalves dos Santos Pedrini