Blog Saudável

Doença Celíaca, Intolerância ao glúten não celíaca e Sensibilidade ao trigo. E agora ?

Sanando dúvidas sobre as desordens causadas pelo glúten no organismo.

Está cada vez maior a incidência de casos de intolerâncias, alergias e sensibilidades relacionadas à ingestão de alimentos. O glúten tem sido o grande vilão dos últimos tempos, porém, é de extrema importância que o indivíduo realmente saiba a que patologia está realmente ligado. E isso vem confundindo bastante as pessoas, porque os sintomas relacionados à ingestão do glúten vêm se diversificando a cada dia.

O Saporito Cuccina Italiana, sempre voltado a atender da melhor forma seus diversos tipos de clientes com suas especificações, realizou a alguns dias um treinamento, para seus colaboradores, voltado somente para esses novos transtornos relacionados à ingestão do glúten. Isto porque, fornecemos um processo exclusivo para os Celíacos.

Mas quem pode realmente ser assim denominado?

A doença celíaca é uma desordem sistêmica autoimune, desencadeada pela ingestão do glúten. Se caracteriza pela inflamação crônica da mucosa do intestino delgado, que pode resultar na atrofia das vilosidades intestinais, com consequente má absorção intestinal e suas manifestações clínicas.

O diagnóstico padrão à doença celíaca é somente com a realização de biopsias duodenais, que devem ser realizadas após a submissão de exames de antitransglutaminase e anti-endomisio. Se o indivíduo apresenta sintomas/ desconfortos após a ingestão do glúten e se submete apenas aos exames dos anticorpos com resultados positivos, ele ainda não pode ser denominado como celíaco, ou seja, ainda será necessário que ele realize, a pedido do profissional, a biopsia, então comprovando ou não a doença celíaca através da presença da atrofia das vilosidades intestinais.

E se na biópsia der negativo e os anticorpos derem positivos?

Isso tem sido bastante comum, porém não se trata ainda de doença celíaca, e sim talvez, de uma intolerância ao glúten ou até mesmo uma sensibilidade ao trigo, porque vale lembrar, que o glúten é somente um dos componentes que fazem parte do trigo e nem sempre os desconfortos após a ingestão do trigo têm somente o glúten como o causador. Importante ressaltar, que indiferente dos sintomas de cada um desses transtornos, o único tratamento é a retirada total do glúten da alimentação, mas por mais que os sintomas sejam praticamente os mesmos, as lesões nas vilosidades intestinais só ocorrem na doença celíaca, estando então a doença em uma gravidade além dos desconfortos presentes nas patologias citadas. Sem contar, que não basta somente passar a ingerir alimentos sem glúten, e sim o cuidado extremo em todo processo de preparação, evitando assim as contaminações cruzadas. A doença celíaca é muito mais complexa do que se imagina, por isso, frequente uma Acelbra, tire todas as suas dúvidas, a muito mais informações a saber sobre este assunto.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

O melhor macarrão do mundo sou eu quem faço, na Saporito é claro!

Regina Gil Espinha

Deliciosas massas, produtos de alta qualidade e um bom atendimento sempre!

Juliana Ianaconi

É sempre uma delicia, me chamam pelo nome. E o chef sempre atende sorrindo minhas solicitações. A salada com grelhado combina muito bem. Hummmm deu vontade!

Evelin Costa

Deliciosa opção para montar seu prato italiano... Somos clientes há anos!

Daise Melo

Faz algum tempo que tento replicar a receita do molho bolonhesa do Saporito em casa, pois é tão bom que gostaria muito de conseguir fazer para a família toda no domingo. Melhor bolonhesa que já comi.

Rafael Wekerlin

O Saporito é de longe o meu restaurante favorito! Funcionários atenciosos, comida deliciosa e do jeitinho que a gente quer e que a nossa vontade pede! Muito bom poder comer uma massa fresquinha, que a gente monta na hora.

Luiza Silveira