Blog Saudável

Manteiga, margarina ou creme vegetal?

No supermercado, estão juntas normalmente na mesma seção, o que pode causar confusão. Além disso, as embalagens costumam ser muito semelhantes, o que faz com que as diferenças passem ainda mais despercebidas. Mas, sim, diferente do que muitos pensam, existem diferenças entre a manteiga, margarina e o creme vegetal, e cada uma possui uma quantidade e tipo de gordura diferente.

 

Segundo a Anvisa, a manteiga é um alimento com alto teor de gorduras saturadas, colesterol e calorias, recomendável em doses moderadas para desportistas ou pessoas que tenham um grande consumo energético. Ela é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura. Não é recomendado o consumo a pessoas com colesterol elevado (hipercolesterolemia).

 

A margarina é um produto gorduroso em emulsão estável com leite ou seus constituintes ou derivados, e por óleo ou gordura vegetal, destinados à alimentação humana (sendo mais indicada para o uso culinário, no preparo de bolos e massas). Possui cheiro e sabor característico, seu teor de gordura pode variar de 82% a 85% e a presença de gordura láctea pode ser de até 3%.

 

Qualquer produto identificado como “margarina” em seu rótulo ou no rótulo de produtos que a contém, contém leite ou algum de seus derivados, obrigatoriamente. Atualmente ainda existem algumas margarinas com gordura trans, mas a maioria delas já não a apresenta mais em sua formulação (verifique no rótulo).

 

O creme vegetal é preparado unicamente com gorduras vegetais e seu teor de gordura varia entre 42 e 68%, muito menor que as manteigas e margarinas. Se você quer ou necessita emagrecer ou simplesmente precisa reduzir a ingestão de gorduras, essa é a melhor opção para passar no pão ou utilizar na cozinha.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

Comida boa, atendimento excelente e preço compatível. A massa sempre está fresca e no ponto ideal. Recomendo!

Diego Marques

Massas maravilhosas, sempre frescas e chefs atenciosos!

Ruan Pscheidt

Delícia, muito bom, além de um ótimo atendimento!

Fabricio Jesus

Sempre uma delícia! Atendimento nota 10!

Ariane Dóros dos Passos

Pra mim é o melhor lugar para jantar! Ingredientes sempre frescos e selecionados. Simplesmente amo!

Michele Nazário Joaquim

Os pratos do Saporito são deliciosos. Os alimentos utilizados no preparo são de ótima qualidade, o nhoque é feito pelo próprio Saporito e as outras massas são deliciosas. Opção de vinho, chopper, refrigerante, suco, água. Ainda tem sobremesas e grelhados. Sem falar no ótimo atendimento!

Jaqueline Krüger