Blog Saudável

Manteiga, margarina ou creme vegetal?

No supermercado, estão juntas normalmente na mesma seção, o que pode causar confusão. Além disso, as embalagens costumam ser muito semelhantes, o que faz com que as diferenças passem ainda mais despercebidas. Mas, sim, diferente do que muitos pensam, existem diferenças entre a manteiga, margarina e o creme vegetal, e cada uma possui uma quantidade e tipo de gordura diferente.

 

Segundo a Anvisa, a manteiga é um alimento com alto teor de gorduras saturadas, colesterol e calorias, recomendável em doses moderadas para desportistas ou pessoas que tenham um grande consumo energético. Ela é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água, resíduos de lactose (o açúcar do leite) e de butirina, um tipo de gordura. Não é recomendado o consumo a pessoas com colesterol elevado (hipercolesterolemia).

 

A margarina é um produto gorduroso em emulsão estável com leite ou seus constituintes ou derivados, e por óleo ou gordura vegetal, destinados à alimentação humana (sendo mais indicada para o uso culinário, no preparo de bolos e massas). Possui cheiro e sabor característico, seu teor de gordura pode variar de 82% a 85% e a presença de gordura láctea pode ser de até 3%.

 

Qualquer produto identificado como “margarina” em seu rótulo ou no rótulo de produtos que a contém, contém leite ou algum de seus derivados, obrigatoriamente. Atualmente ainda existem algumas margarinas com gordura trans, mas a maioria delas já não a apresenta mais em sua formulação (verifique no rótulo).

 

O creme vegetal é preparado unicamente com gorduras vegetais e seu teor de gordura varia entre 42 e 68%, muito menor que as manteigas e margarinas. Se você quer ou necessita emagrecer ou simplesmente precisa reduzir a ingestão de gorduras, essa é a melhor opção para passar no pão ou utilizar na cozinha.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

Gosto muito das massas do Saporito. Não sei se sou ótima chef ou se realmente todas as combinações são maravilhosas. Mesmo tentando fazer algo com os mesmo ingredientes em casa não fica nem parecido... kkkk. Muito saboroso realmente. Tem um toque de mestre aí!

Michele Tavares Vieira

Amo o Saporito, as vezes escolho comer as massas a comer um lanche!

Jenifer Margarete Schroreder

Excelência no preparo e no cuidado com o cliente resultam numa experiência gastronômica sem igual! Quem me dera existissem Saporitos em todas as cidades!

Jhoselin Alves

Eu adoro o Saporito! Eu realmente me acabo com bastante camarão, bacon e queijo. Podemos colocar o quanto quiser, sem miséria em cada porção, só de lembrar já está me dando água na boca! #saporitoforever

Mariana Riccione

As massas são incomparáveis, a educação e cordialidade dos cozinheiros e funcionários são encantadoras, tudo feito com profissionalismo, sem perder a qualidade. O cardápio sempre nós deixa indecisos de tantas boas opções, sem contar com o requinte da louça em que são servidos os pratos.

Rosemeire Fiuza

A experiência de saborear um Saporito é única. Me surpreendo a cada vez que vou lá. É diferente de qualquer outro lugar que possua massas. Realmente excelente!

Amanda