Para manter a saúde, nosso corpo necessita de doses diárias de vitaminas e minerais, entre eles está o cálcio que exerce muitos benefícios tais como, auxiliar na contração muscular, na cicatrização de feridas, na digestão e metabolismo, na saúde de ossos e dentes e na transmissão de impulsos nervosos.
Novos estudos têm demonstrado a existência de uma relação inversamente proporcional entre o cálcio e IMC (índice de massa corpórea): a maior ingestão de cálcio garante uma taxa menor de IMC.
A diminuição do IMC ocorre, pois o cálcio, em sua quantidade ideal, inibe a lipogênese (síntese de gordura) e estimula à lipólise (quebra de gordura), assim, a porcentagem de gordura corporal diminui, consequentemente reduzindo o peso drasticamente.O maior consumo de produtos lácteos tem sido associado à diminuição da pressão arterial e também, entre obesos ou indivíduos acima do peso, a uma menor incidência e risco de desenvolver resistência à insulina.
Apesar de todos os seus benefícios, 98% da população brasileira não atinge as recomendações diárias deste importante nutriente. Entre uma faixa etária de 19 até 70 anos, a dosagem recomendada varia de 1000 a 1200 mg/dia.
Prefira consumir alimentos fonte de cálcio no café da manhã e lanches intermediários, pois o cálcio e ferro (ferro este presente em carnes geralmente consumidas no almoço e jantar) competem pela mesma porta de entrada para serem absorvidos, assim, podemos garantir a absorção dos dois nutrientes.