Blog Saudável

Todos os queijos possuem lactose?

Usado em saladas, massas, molhos e pizzas, o queijo é adorado por todos seja em fatias, ralado ou derretido. Existem mais de 1.000 tipos de queijos sendo fabricados em diversos países do mundo.

 

Para fabricar o queijo é necessário, entre outros ingredientes, fermento lático e coalho. Entretanto, para a fabricação de alguns queijos, como o tipo suíço, o queijo roquefort, camembert, entre outros, utilizam-se microorganismos com o objetivo de produzir as características marcantes destes queijos.

 

Entre as principais funções destas culturas bacterianas está um importante dado: estas culturas fazem o processo da glicólise – transformação da lactose em ácido lático. Em outras palavras, elas consomem a lactose reduzindo o teor de lactose de alguns queijos a quase zero.

 

O produto da glicólise, o ácido lático, não possui lactose e portanto não causa nenhum tipo de efeito a intolerantes à lactose. Isso explica o fato de alguns tipos de queijo conterem um teor muito baixo de lactose e poderem ser consumidos sem sentirmos os sintomas da IL.

 

Em geral, pode-se dizer que todos os queijos elaborados com leite de vaca, búfala, cabra e ovelha, têm alguma porcentagem de lactose.

 

A tendência é que queijos maturados possuam um teor menor de lactose do que os queijos frescos. Alguns exemplos de queijos com baixo teor de lactose: Gorgonzola, Brie, Camembert, Cheddar, Edam, Goud, Muenster, Parmesão e Provolone.

 

Não deixe as informações passarem despercebidas, fique sempre atento aos rótulos dos produtos que você consome.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

Massas maravilhosas, gosto muito!

Bruna Alessandra Sczepanski

Nhoque Saporito o melhor dos melhores. Massa caseira e muito fresca uma delícia! Não conhecia a opção do nhoque apenas as massas tradicionais fui surpreendida! Recomendo.

Rafaela TILP

Sou cliente do Suporto a muito tempo! E pra mim não tem comida melhor!! Uma delícia. Atendimento ótimo, profissionais de qualidade e preço acessível.

Priscila Nascimento

Os pratos da Saporito são ótimos, é de ficar com água na boca!

Bianca Oliveira

É tudo! Dá para resumir em uma única palavra!

wiliam Silva Rosa filho

O Saporito é de longe o meu restaurante favorito! Funcionários atenciosos, comida deliciosa e do jeitinho que a gente quer e que a nossa vontade pede! Muito bom poder comer uma massa fresquinha, que a gente monta na hora.

Luiza Silveira