Blog Saudável

Todos os queijos possuem lactose?

Usado em saladas, massas, molhos e pizzas, o queijo é adorado por todos seja em fatias, ralado ou derretido. Existem mais de 1.000 tipos de queijos sendo fabricados em diversos países do mundo.

 

Para fabricar o queijo é necessário, entre outros ingredientes, fermento lático e coalho. Entretanto, para a fabricação de alguns queijos, como o tipo suíço, o queijo roquefort, camembert, entre outros, utilizam-se microorganismos com o objetivo de produzir as características marcantes destes queijos.

 

Entre as principais funções destas culturas bacterianas está um importante dado: estas culturas fazem o processo da glicólise – transformação da lactose em ácido lático. Em outras palavras, elas consomem a lactose reduzindo o teor de lactose de alguns queijos a quase zero.

 

O produto da glicólise, o ácido lático, não possui lactose e portanto não causa nenhum tipo de efeito a intolerantes à lactose. Isso explica o fato de alguns tipos de queijo conterem um teor muito baixo de lactose e poderem ser consumidos sem sentirmos os sintomas da IL.

 

Em geral, pode-se dizer que todos os queijos elaborados com leite de vaca, búfala, cabra e ovelha, têm alguma porcentagem de lactose.

 

A tendência é que queijos maturados possuam um teor menor de lactose do que os queijos frescos. Alguns exemplos de queijos com baixo teor de lactose: Gorgonzola, Brie, Camembert, Cheddar, Edam, Goud, Muenster, Parmesão e Provolone.

 

Não deixe as informações passarem despercebidas, fique sempre atento aos rótulos dos produtos que você consome.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

Como sempre, é um prazer comer um delicioso nhoque no Saporito.

Aline Rossetti Souza Pereira

Sou cliente do Suporto a muito tempo! E pra mim não tem comida melhor!! Uma delícia. Atendimento ótimo, profissionais de qualidade e preço acessível.

Priscila Nascimento

Comi um penne a carbonara nesta semana na unidade do Saporito do Shopping Mueller em Joinville. Realmente estava uma delícia, ótimo atendimento e a flexibilidade de escolha de ingredientes é excelente!

Laura MASSAGARDI

Todas as vezes que vamos jantar/almoçar no Saporito é excelente. A qualidade e o padrão são sempre top. Continuem assim.

Allan Tantsch

Conheci através da indicação de amigos e me APAIXONEI! Comida e atendimento maravilhosos, vale muito a pena! Poder "montar seu prato" é a melhor parte, na minha opinião.

Camila Monick Hoffmann

Fui no Saporito é fui super bem atendida, e a comida deliciosa, parabéns!

regina rodrigues martins