Blog Saudável

Todos os queijos possuem lactose?

Usado em saladas, massas, molhos e pizzas, o queijo é adorado por todos seja em fatias, ralado ou derretido. Existem mais de 1.000 tipos de queijos sendo fabricados em diversos países do mundo.

 

Para fabricar o queijo é necessário, entre outros ingredientes, fermento lático e coalho. Entretanto, para a fabricação de alguns queijos, como o tipo suíço, o queijo roquefort, camembert, entre outros, utilizam-se microorganismos com o objetivo de produzir as características marcantes destes queijos.

 

Entre as principais funções destas culturas bacterianas está um importante dado: estas culturas fazem o processo da glicólise – transformação da lactose em ácido lático. Em outras palavras, elas consomem a lactose reduzindo o teor de lactose de alguns queijos a quase zero.

 

O produto da glicólise, o ácido lático, não possui lactose e portanto não causa nenhum tipo de efeito a intolerantes à lactose. Isso explica o fato de alguns tipos de queijo conterem um teor muito baixo de lactose e poderem ser consumidos sem sentirmos os sintomas da IL.

 

Em geral, pode-se dizer que todos os queijos elaborados com leite de vaca, búfala, cabra e ovelha, têm alguma porcentagem de lactose.

 

A tendência é que queijos maturados possuam um teor menor de lactose do que os queijos frescos. Alguns exemplos de queijos com baixo teor de lactose: Gorgonzola, Brie, Camembert, Cheddar, Edam, Goud, Muenster, Parmesão e Provolone.

 

Não deixe as informações passarem despercebidas, fique sempre atento aos rótulos dos produtos que você consome.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

A experiência de saborear um Saporito é única. Me surpreendo a cada vez que vou lá. É diferente de qualquer outro lugar que possua massas. Realmente excelente!

Amanda

Ótimo atendimento! Comida excelente! Recomendo para quem quer uma ótima refeição com preços acessíveis.

luis carlos carvalho

Morei em Joinville por dois anos quando conheci os deliciosos pratos do Saporito e tornei-me freguês. Agora, morando em Florianópolis, sempre que vou a Joinville não deixo de passar no Saporito para aproveitar um delicioso prato "a carbonara".

Almir Piovezan

Saporito além da comida gostosa, de qualidade, possuiu um ótimo atendimento e agora com mais variedades, super recomendo!

Ana Karolina Silva

Todos os pratos do Saporito são perfeitos, servem a todos os gostos e paladares!

Neise Nascimento

Uma das melhores massas de Joinville, feito com ingredientes sempre fresquinhos e na hora ao seu gosto, atendimento ótimo! Recomendo!

Teodorio Marciano Oliveira Neto