Blog Saudável

Todos os queijos possuem lactose?

Usado em saladas, massas, molhos e pizzas, o queijo é adorado por todos seja em fatias, ralado ou derretido. Existem mais de 1.000 tipos de queijos sendo fabricados em diversos países do mundo.

 

Para fabricar o queijo é necessário, entre outros ingredientes, fermento lático e coalho. Entretanto, para a fabricação de alguns queijos, como o tipo suíço, o queijo roquefort, camembert, entre outros, utilizam-se microorganismos com o objetivo de produzir as características marcantes destes queijos.

 

Entre as principais funções destas culturas bacterianas está um importante dado: estas culturas fazem o processo da glicólise – transformação da lactose em ácido lático. Em outras palavras, elas consomem a lactose reduzindo o teor de lactose de alguns queijos a quase zero.

 

O produto da glicólise, o ácido lático, não possui lactose e portanto não causa nenhum tipo de efeito a intolerantes à lactose. Isso explica o fato de alguns tipos de queijo conterem um teor muito baixo de lactose e poderem ser consumidos sem sentirmos os sintomas da IL.

 

Em geral, pode-se dizer que todos os queijos elaborados com leite de vaca, búfala, cabra e ovelha, têm alguma porcentagem de lactose.

 

A tendência é que queijos maturados possuam um teor menor de lactose do que os queijos frescos. Alguns exemplos de queijos com baixo teor de lactose: Gorgonzola, Brie, Camembert, Cheddar, Edam, Goud, Muenster, Parmesão e Provolone.

 

Não deixe as informações passarem despercebidas, fique sempre atento aos rótulos dos produtos que você consome.

Voltar

Depoimentos de quem ama Saporito

Foi a primeira vez que experimentei o Saporito e gostei muito - massas muito gostosas, tempero bom. Parabéns!

Fabio Eiiti Yamashita

Simplesmente fantástico o sabor. Prático e delicioso!

Edna Pscheidt

Melhor restaurante do segmento! Macarrão delicioso e com os acompanhamentos que queremos, não poderia ser melhor!

Laís Neumann

Excelente local de massas e grelhados. Tudo de alta qualidade com sabor inigualável. Recomendo!

Eron Umberto Nascimento

Uma excelente pedida para qualquer data e horário. Comida saborosa e com uma infinidade de combinações.

Maykon Rodrigues Ferreira

Os pratos do Saporito são deliciosos. Os alimentos utilizados no preparo são de ótima qualidade, o nhoque é feito pelo próprio Saporito e as outras massas são deliciosas. Opção de vinho, chopper, refrigerante, suco, água. Ainda tem sobremesas e grelhados. Sem falar no ótimo atendimento!

Jaqueline Krüger